Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Reflexões sobre o uso do jornal como fonte para a história da educação piauiense

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português

10.26694/caedu.v1i3.10013

ISSN

2675-1496

Autores

Jane Bezerra Sousa,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo mostrar as principais pesquisas desenvolvidas por sua autora na área de história da educação piauiense, tendo como fonte o jornal impresso. O recorte temporal adotado foi de 1952 a 1971, o início justifica-se pela primeira edição do jornal flâmula e o término pela implantação da lei 5692/71 que alterou significativamente as instituições escolares, tema principal de uma das pesquisas abordadas no texto. Foram analisadas três pesquisas a partir do uso do jornal como fonte. A primeira foi sobre o Jornal Flâmula. A segunda retratou um estudo sobre 15 textos memorialísticos da professora Nevinha Santos, os quais foram publicados no jornal Meio Norte. Por último, o trabalho Educação e imprensa: instituições escolares no Piauí de 1961 a 1971, em que foram consultadas 65 notícias dos jornais. Todos os trabalhos estão imersos na perspectiva da história cultural ou história nova. Como autores que embasam as análises, citamos: Capelato (1988), Luca (2015), Nóvoa (2007), Carvalho (2007) e Le Goff (1984). Essa pesquisa é significativa por revisitar a história da educação piauiense a partir dos jornais; incentivar a utilização do jornal como fonte de pesquisa para a história da educação; impulsionar a investigação do jornal como espaço de memória coletiva; estimular as escolas da atualidade a ocupar novamente os espaços das páginas dos noticiosos e, assim, fecunde a participação da sociedade na educação e reacendendo a luta e resistência por melhores condições de trabalho docente nas instituições escolares.

Referência(s)