Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PINTURA É POESIA, POESIA É PINTURA: O UT PICTURA POESIS E A CONSTRUÇÃO DO RETRATO FEMININO NA SÁTIRA LICENCIOSA DE GREGÓRIO DE MATOS

2019; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português

10.32748/revec.v4i12.12276

ISSN

2446-7189

Autores

Patrícia Bastos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho abordará o conceito horaciano ut pictura poesis, doutrina que estabeleceuma relação entre linguagem e pintura, demonstrando sua influência noque diz respeito à técnica de criação utilizada no retrato feminino constituído nasátira licenciosa atribuída a Gregório de Matos, produzida através de um olhar queestabelece vícios e deformidades. Conforme nos esclarece Ana Lúcia M. Oliveira(2003a), anatomizar é examinar até o momento em que se pode, com uma palavra,condensar, definir. Desse modo, para uma melhor compreensão desta abordagem,é necessário conhecer a sociedade receptora do discurso em questão, assim comoa relação que há entre o corpo e a carne, o sagrado e o profano - observando a linguageme as imagens produzidas nas obras seiscentistas através de uma perspectivaque entenda a relação existente entre desigualdade, corpo e anatomia.Palavras chaves: ut pictura poesis, corpo feminino, século XVII

Referência(s)
Altmetric
PlumX