Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A teaching-learning proposal using gamification: MATCH BASED LEARNING

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n2-198

ISSN

2525-8761

Autores

Natália Pacheco Lanzoni Yamashita, Anette Kelsei Partata, Ana Lúcia Roselino Ribeiro,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

O Match Based Learning é uma nova proposta de metodologia ativa de ensino, baseada em gamificação, que se justifica pela necessidade de inovação frente ao que é atualmente utilizado em sala de aula. A metodologia é baseada em um jogo de disputa entre equipes, as quais elaboram questões relacionadas à temática da aula e, na sequência, o professor analisa e seleciona as questões que serão utilizadas no duelo entre as equipes. A proposta segue as seguintes etapas: exposição do tema pelo professor, divisão das equipes, elaboração das questões, discussão das perguntas e respostas, nomeação das equipes e seleção dos líderes do jogo, e, o jogo em si, em que há duelos entre os integrantes de cada equipe, utilizando como perguntas as questões previamente selecionadas pelo docente. Para cada duelo, pode-se atribuir um valor. A nova metodologia pode ser associada a outros tipos de métodos de ensino como rotação por estações, sala de aula invertida, aula expositiva, aula dialogada, aula prática e outras que poderão ser inseridas conforme a necessidade do professor na apresentação do tema. Considera-se que esta metodologia favorece a participação e interação dos alunos, bem como o interesse pelo tema proposto. Além disso, coloca o aluno como centro do aprendizado, utilizando o jogo como facilitador do seu desenvolvimento acadêmico, propiciando a geração de conhecimento. Acredita-se que o Match Based Learning contribui de forma positiva para que os objetivos traçados em sala de aula sejam alcançados, proporcionando ao aluno a construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades e atitudes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX