Artigo Acesso aberto

O sistema métrico decimal no Instituto Lauro Sodré (1899)

2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5752/p.2674-9416.2019v2n2p144-167

ISSN

2674-9416

Autores

Patrícia de Campos Corrêa, José Arimatéa Gouveia dos Santos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a difusão do sistema métrico decimal no Instituto Lauro Sodré, criado em 1899, em Belém do Pará. Para isso, analisaremos os discursos dos governantes, o currículo e os espaços destinados ao ensino profissional de órfãos e pobres. Consideraremos currículo como artefato social e histórico em conformidade com Tomaz Tadeu da Silva (2013). A pesquisa mostrou que o Instituto foi criado sob os discursos de ensino profissional baseados nas ciências, como conhecimento aplicado à produção material. Na instituição, o sistema métrico decimal foi difundido por meio do currículo do ensino primário e do profissional, como conteúdo na cadeira Aritmética. O Instituto se diferenciava de outras escolas da Instrução Pública por apresentar espaços específicos para a aplicação do sistema métrico, como: museu agrícola industrial, laboratório de química, campos de experiências e oficinas como alfaiate, carpinteiro, serralheiro. Fez parte do cientificismo, da modernidade introduzida no Pará e coexistiu com outros sistemas de medidas utilizados pelos locais.

Referência(s)