Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuição da fenomenologia na identificação de fatores estressores na educação de jovens e adultos

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i3.2546

ISSN

2525-3409

Autores

Rita de Cássia Ferreira da Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Eliane Ramos Pereira, Neusa Aparecida Refrande, Mônica Moura da Silveira Lima, Vilza Aparecida Handan de Deus,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

A escola é um espaço de acolhimento social, mediados pelas vivências heterogenias de seus envolvidos, porém experenciar o fenômeno de retomar os estudos após seu abandono por um determinado tempo provoca impacto na saúde biopsicossocial desses estudantes. Esta pesquisa tem como objetivos identificar os fatores estressores e descrever a percepção do estudante da Educação de Jovens e Adultos no contexto da evasão escolar. Estudo qualitativo fenomenológico, realizado com 25 participantes em concordância com a resolução CNS n°466/2012, aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (CEP FM/UFF), sob o Parecer nº 3.333.240. Desvelaram duas categorias de significação: Corpo fala por si só: gravidez precoce; e Mundo vivido e não escolhido: tomada de decisão, excesso de trabalho e inserção precoce no mercado de trabalho. Mediante a estes fatos se percebe que acolher é um ato de grande relevância, ao considerar em sua integralidade o contexto histórico do ser humano. Desta forma, humanizar, valorizar os diferentes sujeitos implica no processo de produção de saúde e educação de qualidade.

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