Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Modulações hesitantes do olhar

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 25 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-1124.v1i25p4-17

ISSN

1984-1124

Autores

Fábio Lucas,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Destacando alguns momentos do meio século de escrita dos Cahiers de Paul Valéry, será possível observar como um conceito estético oriundo da música – a modulação – é transformado pelo poeta francês, sendo empregado já nos manuscritos da Introdução ao Método de Leonardo da Vinci para refletir sobre o olhar, a figura e o desenho. Com efeito, ao ser deslocada do universo musical para a artes plásticas, a ideia de modulação deixará de ser pensada como uma transição sucessiva entre tons de diferentes partes de uma obra para ser concebida como passagem hesitante, sucessiva e simultânea, entre múltiplas camadas heterogêneas da experiência estética. Desse modo, o ato de modular abrirá um campo de reverberações entre as diferentes artes no interior do qual o conceito de forma, longe de ser definido pela purificação analítica dos componentes elementares de um meio, suporte ou área de competência estética, refina-se nas hesitações e intervalos entre diferentes práticas e materiais artísticos. Assim, o diálogo entre o conceito valeryano de modulação e a artes plásticas poderá também precisar aspectos importantes do formalismo poético atribuído a Valéry.

Referência(s)