
Estágio extracurricular de Enfermagem: estratégia para a formação profissional
2020; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.21675/2357-707x.2019.v10.n4.1880
ISSN2357-707X
AutoresAntonia Natielli Costa da Silva, Deborah Pedrosa Moreira, Cinthia Maria Andrade de Freitas, Anne Kayline Soares Teixeira, Alessandra Rocha Mororó Pinheiro,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: Verificar a influência do estágio extracurricular de Enfermagem para a formação profissional. Método: Pesquisa exploratória-descritiva, qualitativa. A coleta de dados ocorreu de abril a maio de 2018, por meio da aplicação de um formulário online a 19 egressos de um estágio extracurricular em enfermagem no setor de estomaterapia de um hospital de Fortaleza-CE. Resultados: Dezesseis egressos estavam trabalhando no período da coleta; quatorze conseguiram o primeiro emprego com menos de seis meses de graduação e possuíam alguma especialização. Apresentaram segurança, autonomia e habilidade técnica-científica, sentindo-se preparados para o exercício da profissão. Conclusão: Confirmou-se a existência de influência positiva das atividades extracurriculares sobre a formação profissional. O estágio extracurricular contemplou as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem e as do mercado de trabalho.
Referência(s)