Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola ativa no Brasil na obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff

2020; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 24; Linguagem: Português

10.1590/2175-35392020200499

ISSN

2175-3539

Autores

Adriana Duarte, Regina Helena de Freitas Campos,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

RESUMO Aspectos da circulação e apropriação de ideias e propostas escolanovistas no Brasil são apresentados, por meio do trabalho realizado pela psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff nos cursos de formação para professores do Complexo Educacional da Fazenda do Rosário, em Ibirité, Minas Gerais, no período de 1948 a 1974. Foram coletados depoimentos de ex-alunas encontrados em cadernos de diários arquivados na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité/MG, e realizadas entrevistas com ex-participantes dos cursos. Verificou-se que o processo de circulação e recepção de conhecimentos científicos em educação nessa instituição estava sustentado em princípios da Escola Nova e métodos da Escola Ativa, enfatizando a relação teoria-prática, a tomada de decisões com base na observação dos educandos e da situação de ensino, o trabalho em grupo e o self-government. Esses conhecimentos provinham de experiências vivenciadas na Europa pela educadora, e inspiraram a elaboração de propostas educativas originais e adaptadas à realidade encontrada no Brasil.

Referência(s)