
PROFESSORES AINDA QUE ENFERMEIROS: PROCESSO IDENTITÁRIO DE DOCENTES DE ENFERMAGEM
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 21; Linguagem: Português
10.5216/ree.v21.57092
ISSN1518-1944
AutoresDaniele Delacanal Lazzari, Jussara Gue Martini, Sonimary Nunes Arruda, Nelson Junior Cardoso da Silva,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoObjetivo: compreender as concepções e identificações acerca das atividades docente e formação para a docência como parte do processo identitário de professores de enfermagem. Método: estudo descritivo analítico, qualitativo. Participaram 18 professores enfermeiros de duas universidades (uma pública e outra privada) da região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e setembro de 2015, por meio de entrevista com roteiro semiestruturado. Para tratamento dos dados foi utilizada a codificação aberta e axial conforme proposta por Strauss e Corbin, com o auxílio do software Atlas ti® 7. Resultados: emergiram as seguintes categorias: Ser enfermeira ou estar professora, Escolhas profissionais e Formação para a docência: entre a formação pedagógica e o experimento cotidiano. Conclusão: professores de enfermagem permanecem quase sempre se identificando com a profissão de origem, mediante ausência de formação para a docência, com entendimentos distantes dos pressupostos da pedagogia universitária, o que é definidor de seus processos identitários.
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