
A educação para o trânsito: uma temática a ser trabalhada na experimentação em química
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i3.2684
ISSN2525-3409
AutoresEveraldo Antônio Goi, Mara Elisângela Jappe Goi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho apresenta o tratamento da temática Educação para o Trânsito desenvolvida com alunos de 3º Ano do Ensino Médio em uma escola privada de ensino. Tem por objetivo trabalhar com questões pertinentes à temática Educação para o Trânsito e o bafômetro, relacionada ao conteúdo de funções orgânicas, bem como a conscientização dos alunos sobre o assunto. A produção de dados ocorreu a partir das atividades desenvolvidas no laboratório de Química, das reflexões sobre a prática realizada por meio da transcrição dos áudios. A partir da transcrição das falas foi realizada à Análise de Conteúdo de Bardin e emergiram as seguintes categorias: (i) Reflexão do experimento como ação positiva aos futuros motoristas; (ii) Potencialidade do uso da experimentação na Educação Básica; (iii) O trabalho com temáticas na Educação Básica. A análise dos dados infere que o tratamento de temáticas sociais promove uma aprendizagem reflexiva e contribuiu para a construção de conceitos de Química.
Referência(s)