Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Questões de gênero e sexualidade na escola: narrativas docentes

2020; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 13; Issue: 32 Linguagem: Português

10.20952/revtee.v13i32.11565

ISSN

2358-1425

Autores

Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, Jonê Carla Baião, Claudia Jorge de Freitas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este texto discute uma experiência de formação docente, vivida como um processo de diálogo entre docentes de uma escola de ensino fundamental, cuja temática foi gênero e sexualidade. Trata-se do compartilhamento de narrativas e de reflexões produzidas no campo escolar, por professores e professoras que vivem os dilemas de enfrentar solitariamente o tema da sexualidade e do gênero em tempos de criminalização dessas discussões. Algumas das narrativas dos 30 sujeitos que participaram do debate são material privilegiado de nosso artigo. Buscamos recuperar os sentidos dos discursos produzidos na roda de conversa bem como refletir sobre as experiências. Narrar em espaços coletivos, como o espaço de uma roda de conversa, se configura como importante estratégia formadora numa perspectiva emancipadora, como a defendia Paulo Freire. As discussões sobre gênero e sexualidade na escola vêm crescendo na medida em que crescem também movimentos conservadores que buscam silenciar aqueles e aquelas que fogem à norma cis heterossexual e colocam para os espaços sociais, sua “presença incômoda”.

Referência(s)