CARTOGRAFIAR LOS AFECTOS Y LOS MOVIMIENTOS EN EL APRENDER CORPOREIZADO DE LOS DOCENTES
2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 26; Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.94792
ISSN1982-8918
AutoresSara Carrasco-Segovia, Fernando Hernández‐Hernández,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO corpo é a construção central do campo da Educação Física, mas, nos últimos anos, o olhar sobre ele expandiu-se, sobretudo dos Novos Materialismos que questionaram e deslocaram o sentido do corpo como realidade física e cultural para a noção de corporeidade. Este conceito liga o corpo ao relacional, vai além do humano e expande as zonas de proximidade entre o corpo e o mundo. Esta perspectiva que dilui a ideia do corpo como entidade que se fecha em si mesma, juntamente com a Teoria dos Afetos, levou a questionar uma noção de corpo inerte que espera passivamente a imposição de um significado construído social e culturalmente pelo sujeito. A partir dessa abordagem, temos pesquisado como um grupo de professores do ensino secundário situa a corporeidade em seus caminhos em torno da aprendizagem.
Referência(s)