Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i4.2803

ISSN

2525-3409

Autores

João Batista da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica centrada num interesse científico sobre o entendimento acerca das condições necessárias para que haja aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), proposta por Ausubel, enfatiza que o conhecimento prévio é o fator que mais influencia a aprendizagem dos alunos. Todavia, vale destacar que, apesar de sua influência, o conhecimento prévio é apenas uma condição necessária, mas não suficiente para que haja aprendizagem significativa de acordo com a TAS. Dessa forma, o presente trabalho assinala que para a existência de aprendizagem significativa, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, são necessárias, também, duas condições essenciais: predisposição do aluno para aprender e material de ensino potencialmente significativo.

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