
A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i4.2803
ISSN2525-3409
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica centrada num interesse científico sobre o entendimento acerca das condições necessárias para que haja aprendizagem significativa na perspectiva de David Ausubel. A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), proposta por Ausubel, enfatiza que o conhecimento prévio é o fator que mais influencia a aprendizagem dos alunos. Todavia, vale destacar que, apesar de sua influência, o conhecimento prévio é apenas uma condição necessária, mas não suficiente para que haja aprendizagem significativa de acordo com a TAS. Dessa forma, o presente trabalho assinala que para a existência de aprendizagem significativa, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, são necessárias, também, duas condições essenciais: predisposição do aluno para aprender e material de ensino potencialmente significativo.
Referência(s)