Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NA FORMAÇÃO EM SAÚDE:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

2020; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21680/2446-7286.2020v6n1id18184

ISSN

2446-7286

Autores

Isaac Newton Machado Bezerra, Jânio Luiz do Nascimento, Natália Vieira, Rafaela Priscila Carvalho da Silva, Vinícius Costa Maia Monteiro, Zacarias Ramalho Silvério, Mariel Wágner Holanda Lima, Maria da Conceição Lima Alves, Flávia Christiane de Azevedo Machado, Jônia Cybele Santos Lima,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Introdução: Em contra ponto ao pregado por Flexner, nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade e o desafio da implementação de novas metodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitando a retenção do conhecimento e a valorização do trabalho em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de cursos da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, com a construção e execução de um caso utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas por alunos de cursos da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN na disciplina de Teoria Geral das Organizações. Resultados: Durante a criação e execução do caso, os alunos puderam fazer uso de diversas técnicas para construir em conjunto ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, o Diagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões: A criação e execução desse caso foram de extrema importância para o desenvolvimento de uma visão crítica de forma ampliada pelos discentes envolvidos, sendo consenso que a fixação do conteúdo estudado foi maior que se utilizada uma metodologia tradicional de ensino, de acordo com o que foi encontrado na literatura que trata sobre a utilização de metodologias ativas e da própria Aprendizagem Baseada em Problemas.

Referência(s)
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