Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O uso do termo Gastronomia no Twitter

2019; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2595-5373

Autores

Breno de Paula Andrade Cruz, Renato Augusto da Silva Monteiro, Laura Kiyoko Ide,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

O objetivo deste estudo exploratorio e descritivo e apresentar no Twitter o uso do termo 'Gastronomia'. Busca-se compreender em quatro diferentes idiomas: (a) as palavras ou perfis associados ao termo gastronomia; (b) a rede de usuarios e possiveis perfis que poderiam influenciar os usuarios; e (c) a geolocalizacao dos usuarios que usaram o termo. Assim, 210. 770 pastagens entre 12/09 a 12/10/2018 foram coletadas pela ferramenta online Netllytic. Neste recorte temporal identificou-se que em Portugues e Espanhol os usuarios associam o termo gastronomia a cultura, musica e turismo; o perfil @penachef foi aquele com maior importância em relacao ao termo Gastronomia; e, os usuarios que utilizaram o termo estavam no Brasil (Sao Paulo e Rio de Janeiro), Portugal (Lisboa) e Espanha (Madrid, Vitoria-Gasteiz e Andorra la Vella). Ja em Frances, os usuarios associaram o termo ao evento Fete de la Gastronomie - Gout de France, a ideia de bom gosto e tambem a festa; sendo o perfil @gastronomie_ aquele perfil com maior poder de influencia na rede de usuarios; e, em relacao a geolocalizacao, os termos foram usados com maior frequencia na Franca e no Japao. Por fim, em Ingles, o termo esteve associado a comida, ao mercado financeiro (por meio da palavra bitcoin) e a ideia de conselhos de onde comer (#gastroadvisor), tendo como principal usuario na rede o perfil @gastronomy_work; e, em relacao a geolocalizacao dos usuarios, o termo esteve presente New York, Brasilia, Barcelona, Ilha de La Palma e Bangkok.

Referência(s)