
Ambiguidades da politização do consumo:
2019; Volume: 39; Issue: 2 Linguagem: Português
10.37370/raizes.2019.v39.114
ISSN2358-8705
AutoresJennifer Tanaka, Fátima Portilho,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA partir dos anos 2000, a alimentação passou a ocupar o núcleo das ações do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que iniciou a construção de alianças com consumidores urbanos. O artigo analisa a incorporação da estratégia de politização do consumo pelo MPA, mapeando seus discursos e as ações desenvolvidas no “Raízes do Brasil”, um espaço que comercializa alimentos da agricultura camponesa, inaugurado pelo MPA, no Rio de Janeiro, em 2017. A incorporação de estratégias de politização do consumo pelo MPA é um fenômeno consistente, com destaque para a desfetichização da mercadoria e o fomento ao buycott, reforçando o papel ativo de consumidores urbanos. No entanto, as alianças com consumidores urbanos se constituem tanto uma oportunidade quanto um desafio para o MPA. Tal processo é permeado por ambiguidades, desconfortos e hesitações relacionados às dificuldades em lidar com o consumidor como ator político.
Referência(s)