Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Entre o capital e a questão social: elementos da educação brasileira na contemporaneidade

2020; Facultad de Derecho; Linguagem: Português

10.22187/rfd2020n48a6

ISSN

2301-0665

Autores

Ricardo Oliveira Rotondano,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O presente trabalho discorre sobre os elementos que influenciaram a estruturação da educação brasileira nas últimas décadas, seguindo o seu percurso de expansão quantitativa – mas não necessariamente qualitativa. Investigam-se a implementação das teorias do capital humano, que teve como base a ideia de que o aprimoramento técnico-operativo dos indivíduos proporcionaria o solucionamento das mazelas sociais; e a posterior teoria do capital social, edificando bases de solidariedade cívica e harmonização das relações sociais que favorece a continuidade do modelo de exploração dos agrupamentos socialmente menos favorecidos. A reflexão proposta almeja avaliar se o panorama educacional pátrio estruturado contemporaneamente contribui ou não para alcançar melhorias no quadro da questão social.

Referência(s)