
Jogos e aprendizado: ensinando propriedades coligativas por meio de um jogo didático
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i4.2925
ISSN2525-3409
AutoresCharles Ivo de Oliveira Júnior, Alessandra Timóteo Cardoso, Rogério Pacheco Rodrigues, Rafael Xavier Resende, Gustavo Felix de Oliveira, Karina Vitti Klein,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAtualmente pesquisas voltadas para a área do ensino de Química têm buscado estratégias e ferramentas para melhorar processo de aprendizagem dos alunos. A utilização do lúdico tem sido um dos recursos bastante utilizados por pesquisadores e professores na sala de aula. Ao escolher os jogos como ferramenta avaliativa o professor pode ter uma maior facilidade para identificar as dificuldades dos alunos, além de descontrair a forma de avaliação dos estudantes. O objetivo desse estudo foi desenvolver um jogo didático com a finalidade de ensinar o conteúdo de “propriedades coligativas”, justificando-o pela falta de jogos e pesquisas destinadas ao ensino de Físico-Química de Soluções. Após a construção, o jogo foi aplicado em duas turmas do segundo ano do ensino médio, em duas escolas diferentes. A fim de avaliar a aplicação do jogo fez-se o uso de questionários semiestruturados, os quais continham perguntas sobre a opinião dos alunos acerca do uso de recursos didáticos, como o jogo educativo. Por meio da análise dos questionários respondidos pelos alunos, pode-se comprovar que após a utilização do jogo, houve um progresso na constituição do conhecimento dos mesmos, além de confirmar que eles aprovaram o uso desse recurso no ensino de propriedades coligativas. A partir desta pesquisa conclui-se, que os jogos são uma ótima escolha para ser utilizados nas aulas, sendo válido como recurso didático, pois ele estimula, motiva os alunos, aumenta a concentração e promove a discussões e interações em grupos.
Referência(s)