
Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática
2020; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26669/2448-4091203
ISSN2448-4091
AutoresÉdel Alexandre Silva Pontes, Luciano Martins da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO grande desafio da educação atual é trazer a realidade do contexto social do aluno para dentro de sala de aula, tornando o ensino muito mais prazeroso e, assim facilitando no processo de ensino e aprendizagem, como também na construção do conhecimento entre os envolvidos: professores e alunos. Este trabalho objetiva apresentar os conceitos de Aritmética Modular na interpretação de sistemas codificados usuais, no intuito de minimizar as defasagens entre o que se ensina na teoria e o que se aprende na prática. Serão apresentados três sistemas de códigos bastante conhecidos: Cadastro de Pessoa Física (CPF), European Article Number (EAN-13) e Internacional Standard Book Number (ISBN). Desta forma, acredita-se que o processo de ensino e aprendizagem de matemática possa motivar o interesse dos alunos aprendizes para desenvolver habilidades no entendimento desta ciência factual. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Matemática. Aritmética Modular. Sistemas de Códigos.
Referência(s)