
Entre causos e cenas
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/ouv-v15n2a2019-48569
ISSN1983-1005
AutoresThiago Henrique Fernandes Coelho,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO artigo tem como objetivo analisar o uso de narrativas orais para a construção de dramaturgias nas telenovelas de Benedito Ruy Barbosa, com recorte sobre a telenovela Paraíso (2009), na qual se estuda a representação de um contador de causos e como essas narrativas afetam a vida da população/personagens da referida telenovela. Também se faz relações com espetáculos teatrais que trazem narrativas orais para a construção da dramaturgia e da cena. Para tal abordam-se os espetáculos Campo Minado, direção de Lola Arias e Antígona, solo de Teresa Ralli. A partir da observação do uso de narrativas orais recolhidas em pesquisas de campo para a construção da dramaturgia, o pesquisador decide fazer o recorte para o presente artigo a partir de espetáculos que foram gerados a partir de narrativas orais.
Referência(s)