Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Impasses da polí­tica educacional para a música na escola Dilemas entre a polivalência e a formação especí­fica

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2019.7.2.2879

ISSN

2317-9937

Autores

Olga Alves De Oliveira, Maura Penna,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as propostas para música na escola no discurso oficial, enfocando a polivalência na área das artes como questão ainda não resolvida. Com base em pesquisa documental e fontes primárias, são analisadas as principais legislações que têm regido a educação brasileira desde 1960 e também documentos de orientação curricular. Buscando compreender a música inserida nesse movimento histórico das polí­ticas educacionais, discutimos como persistem ambiguidades entre textos legais e infralegais no tocante à polivalência no ensino das artes, ambiguidades estas que vêm sendo tensionadas pela formação especí­fica do professor de música.

Referência(s)