Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Recensão ao Livro Escola pública. Tempos difíceis, mas não impossíveis

2019; Coimbra University Press; Issue: 53-1 Linguagem: Português

10.14195/1647-8614_53-1_6

ISSN

1647-8614

Autores

María Helena Damiao,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Krawczyk, Nora (Org.) (2018). Escola pública. Tempos difíceis, mas não impossíveis. Campinas: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. “Escola pública. Tempos difíceis, mas não impossíveis” é o título de um livro publicado em finais de 2018 com a chancela da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Apresentando, em subtítulo, um diagnóstico preocupante da escola estatal, abre, em simultâneo, portas à sua superação. Esta é a linha de reflexão, predominantemente sociológica, que dá coerência à obra. Resultando de um congresso internacional, com o mesmo título, realizado em 2017, aquando das comemorações dos quarenta e cinco anos dessa Faculdade, detêm-se no contexto educativo brasileiro, que, à semelhança de muitos outros, segue, de maneira próxima, a ideia de educação que se afirma como global. Organizado por uma professora da Faculdade (Nora Krawczyk), que escreveu a Introdução, tem Prefácio das suas Diretora e Diretora Associada (Dirce Zan e Débora Mazza). São duas partes que, apesar de breves, traduzem um compromisso claro e, devemos reconhecer, corajoso, para com a escola pública, o qual se vê replicado nos vários textos. (...)

Referência(s)