Modelagens Alternativas das Oscilações das Asas de Aviões do tipo Electra
2020; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2359-0793
Autores Tópico(s)Transport Systems and Technology
ResumoO prototipo da Lockheed L-188 Electra fez seu primeiro voo 1957, despertando o desejo de muitas companhias, ultrapassassando rapidamente o numero de 100 pedidos. Entretanto, nos anos de 1959 e 1960, uma serie de acidentes ocorridos com estas aeronaves abalou as expectativas de vendas da empresa, conforme [2]. Investigacoes concluiram que a causa para as rupturas da estrutura da asa, ocorridas na fase mais segura do voo (altitude de cruzeiro) e em excelentes condicoes meteorologicas, foram causadas por vibracoes dos nacelles, que foram repassadas a asa na mesma frequencia de vibracao destas. Diante disso, o objetivo da pesquisa e considerar dois modelos matematicos para estudar tais oscilacoes. No primeiro, uma modelagem discreta, conduzindo a um problema de valor inicial para uma equacao diferencial ordinaria, e no segundo um modelo continuo, resultando em um problema de valor inicial e de contorno para uma equacao diferencial parcial. [...]
Referência(s)