
Sistema Nacional de Educação: críticas no contexto da implantação da BNCC
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 11; Issue: 25 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2019v11n25p271-294
ISSN2175-6600
AutoresEmerson Pereira Branco, Alessandra Batista de Godoi Branco, Lílian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Shalimar Calegari Zanatta,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem por objetivo promover a equidade de oportunidades, definida pelo Governo Federal como uma ação democrática. No entanto, conforme legislação vigente, a implantação da Base está condicionada com a implementação de um Sistema Nacional de Educação (SNE). As articulações para diminuir as desigualdades seriam propostas pelo SNE e efetivadas pelo Regime de Colaboração entre os entes federados. Assim, este artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, mostra que a implantação de uma base comum, como ação solitária, não pode promover a efetiva democracia, mas esta seria viabilizada pelo estabelecimento de um Sistema Nacional de Educação, que vale destacar, não tem sido contemplado nas discussões das unidades federadas nacionais.
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