Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de Ciências através da experimentação: a construção de um vulcão de levedura

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i3.2527

ISSN

2525-3409

Autores

Luana Ehle Joras, Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Vanessa Candito, João Batista Teixeira da Rocha,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Esta investigação tem como objetivo levar os escolares a pensar, debater, justificar suas ideias ao estudar os processos químicos da Fermentação e ação da Catalase, através da experimentação, em uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino localizada na cidade de Santa Maria/RS. O trabalho foi desenvolvido no laboratório de uma Escola Pública Estadual com uma turma do 6º ano, durante as aulas de ciências e contou com a colaboração da professora responsável. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário pré-teste com quatro perguntas abertas; além de um pós-teste por meio de uma questão aberta a respeito do entendimento sobre o experimento do Vulcão de Levedura. Os resultados do questionário pré-teste, demonstraram a necessidade de amplificar as discussões em sala de aula sobre processos básicos do ensino de ciências com base no cotidiano, pois há baixa capacidade de discernimento dos alunos. Em contrapartida, durante a realização do experimento os estudantes demonstraram-se curiosos e interessados em compreender os processos que ocorreram no vulcão de levedura. Desta forma, pode-se constatar que os estudantes aprendem mais quando expostos a diferentes situações e destaca-se a importância da experimentação no processo de ensino e aprendizagem, facilitando a discussão entre os mesmos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX