Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jornal Escolar na concepção de Célestin Freinet: diálogos com a legislação educacional catarinense – 1940

2020; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 45; Linguagem: Português

10.18593/r.v45i.21640

ISSN

2177-6059

Autores

Cintia Gonçalves Martins, Giani Rabelo,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo se dedica a realizar um diálogo entre a proposta do educador escolanovista Célestin Freinet sobre a utilização dos Jornais Escolares como práticas pedagógicas e seu uso nas escolas do estado de Santa Catarina, Brasil, em meados de 1940, a partir da análise da legislação estadual que regulamentou as Associações Auxiliares da Escola, em especial o Decreto-lei n. 3.735/1946 de Santa Catarina. A legislação catarinense de 1946 buscou se aproximar da perspectiva escolanovista com a criação das Associações Auxiliares da Escola às quais a Associação do Jornal Escolar pertenceu. Assim, analisamos a legislação estadual e a difusão, a partir da década de 1920, dos trabalhos de Freinet com relação à prática do Jornal Escolar. No estudo, observamos a tentativa dos governos e dos dirigentes educacionais do Estado catarinense de se aproximarem das ideias pedagógicas escolanovistas com a prática dos Jornais Escolares. Todavia, na realização da análise, observamos contradições entre a proposta da legislação e os princípios de Freinet sobre a utilização do Jornal Escolar.

Referência(s)