Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos

2020; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 12; Issue: 34 Linguagem: Português

10.22347/2175-2753v12i34.2219

ISSN

2175-2753

Autores

Cléber Augusto Pereira, P. B. de Moura Oliveira, Manuel J. C. S. Reis,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O objetivo é investigar as ferramentas e metodologias utilizadas no Ensino Superior (ES) de Engenharia Elétrica e de Computadores (EEC), identificando as unidades curriculares que as utilizaram. A análise foi baseada na percepção dos coordenadores de curso. Utilizou-se a triangulação entre múltiplas metodologias e diferentes métodos de análise, combinando a análise léxica, análise de keywords e análise de conteúdo. Entrevistou-se coordenadores de curso em três universidades em Portugal e no Brasil. Na análise de conteúdo emergiram duas categorias: percepção dos coordenadores sobre metodologias não tradicionais e percepção sobre ferramentas de software como recursos didáticos. As iniciativas utilizando processos e metodologias de ensino não tradicionais foram reduzidas e pontuais, com ações individuais dos docentes e não de padrões de ensino discutidos e institucionalizados. A precariedade da infraestrutura dos laboratórios e das licenças de software foi um relato comum.Palavras-chave: Metodologias não Tradicionais. Coordenadores de Curso. Ferramentas. Engenharia Elétrica. Ensino Superior.

Referência(s)