Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica

2020; UNIVERSIDADE LA SALLE; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18316/recc.v25i1.5746

ISSN

2236-6377

Autores

Thiago Vicente De Assunção, Ana Paula Teixeira Bruno Silva,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O artigo apresenta um estudo que compõe parte de uma linha contínua de pesquisas cujo cerne de seus objetivos gira em torno da alfabetização científica no ensino médio e as práticas pedagógicas dos professores das ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre as expectativas apresentadas pelos documentos oficiais de educação para a formação do aluno do ensino médio e os parâmetros da alfabetização científica. O diálogo tecido neste estudo é baseado na ideia de que os objetivos apresentados pelos documentos para a formação do aluno em ciências podem ser melhor compreendidos sob a ótica da alfabetização científica. A visão aqui defendida pode trazer direcionamentos mais efetivos na construção de práticas no ensino de ciências que almejem o desenvolvimento de competências no aluno para a sua atuação em sociedade de forma autônoma, crítica e consciente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX