
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
2020; UNIVERSIDADE LA SALLE; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18316/recc.v25i1.5746
ISSN2236-6377
AutoresThiago Vicente De Assunção, Ana Paula Teixeira Bruno Silva,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO artigo apresenta um estudo que compõe parte de uma linha contínua de pesquisas cujo cerne de seus objetivos gira em torno da alfabetização científica no ensino médio e as práticas pedagógicas dos professores das ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre as expectativas apresentadas pelos documentos oficiais de educação para a formação do aluno do ensino médio e os parâmetros da alfabetização científica. O diálogo tecido neste estudo é baseado na ideia de que os objetivos apresentados pelos documentos para a formação do aluno em ciências podem ser melhor compreendidos sob a ótica da alfabetização científica. A visão aqui defendida pode trazer direcionamentos mais efetivos na construção de práticas no ensino de ciências que almejem o desenvolvimento de competências no aluno para a sua atuação em sociedade de forma autônoma, crítica e consciente.
Referência(s)