
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
2020; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/actio.v1n1.10880
ISSN2525-8923
AutoresJhonatan Matheus Ribeiro de Camargo, Ingrid Albuquerque Alves,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoComo atividade do Programa Institucional de Iniciacao a Docencia (PIBID), na area de Matematica na Universidade Tecnologica Federal do Parana, foi organizado um Clube de Matematica com alunos de 6° e 7° ano de um Colegio Estadual, localizado na regiao central de Curitiba. A proposta do clube foi a de trabalhar com conteudo, assuntos e temas que nao constavam, necessariamente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Apos algumas aulas, foi notada uma defasagem em conteudos basicos da Matematica, como a operacao de multiplicacao e divisao. Procurando um metodo alternativo de suprir a necessidade dos alunos, foi escolhido o Quatrilho, um jogo de cartas que trabalha a juncao de fatores e operacoes equivalentes. O jogo e uma alternativa de ensino que possibilita ensinar o aluno com materiais ludicos. Esses materiais de ensino sao feitos com o intuito do aluno investigar e procurar uma maneira de solucao, criando conjecturas e desenvolver o raciocinio logico. A atividade foi realizada apos uma abordagem teorica sobre o conteudo de multiplicacao e potencia, sendo o objetivo principal do jogo reforcar e assimilar os conteudos, tendo em vista que os alunos possuem dificuldades em operacoes basicas, estas operacoes sao fundamentais para o processo de aprendizagem matematica durante o tempo de escolaridade e na construcao do saber matematico. Durante a intervencao com o jogo, os alunos se engajaram na atividade por conta do carater competitivo do Quatrilho, sempre que tinham alguma duvida chamavam o professor ou questionavam os colegas. Apesar deles se engajarem e participarem da atividade, foram percebidos alguns problemas de execucao no jogo, por conta de ambiguidades nos resultados e nas cartas que expressam, ora um valor, ora uma operacao a respeito as regras por conta da competitividade. Durante o texto, sao analisados os problemas enfrentados na execucao do Quatrilho e proposta uma solucao conceitual.
Referência(s)