
Comparação da classificação na prova da OBMEP por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e da Teoria Clássica de Testes (TCT)
2020; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 12; Issue: 34 Linguagem: Português
10.22347/2175-2753v12i34.2151
ISSN2175-2753
AutoresAlex Moreira, Cristina Henriques Nogueira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo objetiva investigar se a Teoria de Resposta ao Item (TRI) se aplica na Olimpíada Brasileira de Matemática-OBMEP-2017 e comparar com o modelo tradicional de Teoria Clássica de Testes (TCT). A amostra foi composta por 350 estudantes que estavam cursando o ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE), campus Rio Pomba/MG. Avaliou-se os itens (questões) da prova da OBMEP-2017 (nível 3) primeira etapa. A análise das questões foi pelo modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI) e análise dos parâmetros pelo Programa Computacional ICL (IRT Command Language). Os dados foram analisados na Linguagem R. Conclui-se que a TRI é aplicável às provas da OBMEP no que diz respeito ao ajuste dos modelos logísticos com 1, 2 e 3 parâmetros, já o modelo de 3 parâmetros foi o que apresentou melhor ajuste pelo Critério de Informação de Akaike (AIC).
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