Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas educativas na sala de espera de uma unidade básica de saúde

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i5.2392

ISSN

2525-3409

Autores

Sidiane Teixeira Rodrigues, Saul Ferraz de Paula, Vanessa Soares Mendes Pedroso, Diana Cecagno, Simone dos Santos Nunes, Hedi Crecência Heckler de Siqueira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de implementação de práticas educativas por meio de Círculos de Cultura, com profissionais e usuários de uma Unidade Básica de Saúde. Método: Trata-se de um relato de experiência que apresenta os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de ações educativas alicerçadas no método Paulo Freire, Círculos de Cultura. O cenário da pesquisa foi uma Unidade Básica de Saúde na área urbana de um município do extremo sul do Rio Grande do Sul. A intervenção e coleta de dados foram desenvolvidas no período de dezembro de 2014 e agosto de 2016. Resultados: O relato encontra-se dividido em três etapas interdependentes: investigação temática, tematização e problematização. O contato a população durante as atividades educativas viabilizou o fortalecimento do vínculo e possibilitou a execução do cuidado individual e coletivo, participativo, continuado e humanizado. Considerações finais: As ações de educação em saúde alicerçadas no método Paulo Freire proporcionaram a articulação do conhecimento científico e popular, ensino e teoria, contribuindo não só para com a educação em saúde dos usuários, como o aprimoramento e a qualificação da prática profissional, obtendo como produto final da intervenção uma melhor qualidade dos serviços de saúde.

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