Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Projeto Sideral e a música de animismo cósmico

2020; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29147/dat.v5i1.172

ISSN

2526-1789

Autores

Reynaldo Thompson, Tirtha Prasad Mukhopadhyay,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O projeto Sideral foi desenvolvido pelos artistas Marcela Armas e Gilberto Esparza, como mais um acréscimo à série de esculturas eletrofônicas expostas por Esparza depois que ele recebeu o Golden Nica de 2015. Em seu esquema básico, o Concepción-Adargas, que é o título do trabalho que emana do Projeto Sideral, usa um meteorito de 3,3 toneladas, que atingiu em 1786 o estado de Chihuahua, México e agora é preservado pelo Instituto de Astronomia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). O campo magnético na superfície do meteorito é detectado e traduzido em sons que recriam as harmonias distantes de Buchla, de maneira semelhante à composição Licht de Stockhausen ou às canções contemplativas de Pauline Oliveros, por mais importantes que sejam em aspectos do som, é o companheiro de Armas e Esparza, Daniel Llermaly, que os transforma em termos semelhantes aos da música indígena Tarahumara, uma frequência semelhante conhecida pelos povos da região onde o meteorito atingiu.

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