Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Prática profissional integrada (PPI) – dos princípios à ação no Ensino Médio Integrado

2019; Instituto Federal de Educação; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v5i12.791

ISSN

2446-774X

Autores

Evelize Dorneles Minuzzi, Bruna Ambrós Baccin, Renato Xavier Coutinho,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este trabalho possui como objetivo, apresentar as possibilidades e os limites da materialização dos pressupostos do Ensino Médio Integrado no contexto da Prática Profissional Integrada (PPI), a partir da análise do desenvolvimento e da elaboração de produtos pelos estudantes do terceiro ano de um curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal Farroupilha/RS Campus de São Vicente do Sul. A metodologia utilizada neste estudo foi de cunho qualitativo, caracterizando-se enquanto pesquisa-ação. Esta ação da PPI foi dividida em quatro etapas: 1) planejamento inicial com os professores; 2) apresentação e sensibilização aos alunos; 3) construção pelos alunos dos produtos, a partir do uso de resíduos eletrônicos; 4) a exposição destes produtos no Dia de Campo, o qual é destinado à comunidade externa. Entre os resultados obtidos, destaca-se o comprometimento entre os alunos e professores envolvidos, a interdisciplinaridade alcançada, criticidade e a potencialidade da própria proposta da PPI como articulador entre a formação humana integral, educação omnilateral e a politecnia.

Referência(s)