A experiência do filme-ensaio em Sinfonia e Cacofonia e Cinemacidade
2020; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 27 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
AutoresJefferson Bruno de Sousa Cabral,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoNossa sociedade contemporânea manifesta-se cada vez mais por meio de produtos audiovisuais de caracteristicas difusas e polifonicas, capitadas e circuladas por uma quantidade inimaginavel de câmeras e telas. Ao mesmo tempo atribuimos cotidianamente uma funcionalidade apropriativa a estas imagens e sons, especialmente quando distanciamos a sua origem do seu destino, ou seja, sempre que retiramos os tipos audiovisuais do seu contexto particular e os ressignificamos com um novo sentido (Bernardet, 1999a, 1999b, 2000, 2004). Este novo significado pode ser derivado de uma expressao ensaistica do sujeito que, partindo de uma manifestacao subjetiva imbricada na experiencia publica, decide pensar e agir com as imagens e sons (Corrigan, 2015). No cinema, este movimento de apropriacao audiovisual, em direcao a ressignificacao, encontra terreno prospero na producao dos filmes de arquivo e no campo do filme-ensaio (Teixeira, 2015). Este entendimento esta presente na producao coletiva dos medias-metragens Sao Paulo: Sinfonia e Cacofonia (1994), de Jean-Claude Bernardet, e Sao Paulo: Cinemacidade (1994), de Aloysio Raulino, Marta Grostein e Regina Meyer, filmes de arquivo que utilizam pedacos de outros filmes para construir as suas narrativas historicas e poeticas sobre a cidade de Sao Paulo. Partindo da analise filmica, pesquisa documental e discussao bibliografica, este trabalho identificou os processos de ressignificacao das imagens de arquivo do audiovisual brasileiro que serviram de material primario para a producao destes filmes-ensaio, que se traduzem como expressoes ensaisticas dos autores e autoras para compor uma paisagem cinematografica representacional da cidade de Sao Paulo. Dessa forma, a montagem se apresenta como estrategia central para a producao de discursos audiovisuais que medeiam os pontos de vistas dos artistas, as imagens de arquivo e a liberdade do espectador em prolongar o poder de ressignificacao do filme com outras imagens e sons do mundo. O trabalho reconhece tambem que as inscricoes de subjetividades presentes em Sao Paulo: Sinfonia e Cacofonia (1994) e Sao Paulo: Cinemacidade (1994) contribuem para o registro atual destes filmes na arqueologia do filme-ensaio no Brasil.
Referência(s)