
Produção de vinho em Goiás: uma análise a partir do empreendedorismo rural
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i3.2411
ISSN2525-3409
AutoresRafael Oliveira de Souza, Wilma Maria da Costa, David Frederik da Silva Cavalcante, Cleonice Borges de Souza,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNo Brasil, a produção de vinho pode ser apontada como uma atividade característica da região Sul, em especial, do estado do Rio Grande do Sul. Mas o cultivo de uvas e a consequente produção de vinho tem ocupado novos espaços. O estado de Goiás posiciona-se como um exemplo desse processo. Como a produção de uvas e vinhos fora das regiões tradicionais pode ser encarada como uma inovação, optou-se por uma análise da atividade pela perspectiva do empreendedorismo, em específico pelo empreendedorismo rural. A pesquisa foi efetivada a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas nas visitas in loco nos municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaberaí e Paraúna. Os resultados apontam que o desenvolvimento da vitivinicultura em Goiás foi motivado pelo grande apreço dos empreendedores pela produção de uvas e vinhos. Eles vislumbram no Cerrado, uma boa oportunidade de negócio e apesar dos grandes desafios inerentes à atividade, acreditam no potencial dos vinhos com o terroir do Cerrado.
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