Tarefas comunicativas no livro didático de português como língua estrangeira"Panorama Brasil": análise de duas tarefas sobre turismo e propostas de adaptação
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22297/dl.v8i3.4121
ISSN2316-1795
AutoresPatricia Rios, Eduardo Lopes Piris,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoEste artigo situa-se no campo da Linguistica Aplicada e discorre sobre as concepcoes de tarefa no ensino-aprendizagem de lingua estrangeira, especificamente no livro didatico de Portugues como Lingua Estrangeira (PLE): Panorama Brasil – Ensino do Portugues do Mundo dos Negocios (2006). Nossos objetivos sao: 1) apresentar distintas concepcoes de tarefa na literatura; 2) entender os beneficios de seu uso para o desenvolvimento da competencia comunicativa dos estudantes de PLE; e 3) conceber de que forma seria possivel adapta-las para a area de turismo. Assim, baseados em Nunan (2002 [1989]) e Ellis (2003), analisamos duas tarefas do livro didatico Panorama Brasil para compreender sua concepcao de tarefa. Por fim, os resultados obtidos neste artigo permitem ilustrar as nocoes de tarefas na literatura; demonstrar a pertinencia do uso de tarefas para fins especificos por conta das possibilidades que fornecem aos estudantes por meio da sua execucao; compreender de que forma as tarefas podem ser adaptadas a um ambiente laboral de turismo.
Referência(s)