
O ensino por investigação como abordagem para o estudo do efeito fotoelétrico com estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/2175-7941.2020v37n1p51
ISSN2175-7941
AutoresJoão Mauro da Silva Júnior, Geide Rosa Coelho,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNeste trabalho apresentamos uma análise de uma aula na qual o efeito fotoelétrico foi o tema da Física, desenvolvido com estudantes do ensino médio no contexto da educação profissional e tecnológica. Utilizando um relê fotoelétrico, muito comum em sistemas de iluminação pública, realizamos uma demonstração investigativa, gravada em áudio e vídeo, com uma turma da segunda série de um curso técnico integrado ao ensino médio em um Instituto Federal de Educação. Nossa análise foi pautada na interpretação das interações discursivas ocorridas durante a aula, tendo como base epistemológica autores da educação em ciências ancorados na matriz sociocultural. Os resultados nos mostram e orientam como a perspectiva investigativa de ensino pode potencializar não somente a dimensão conceitual da aprendizagem, mas também as dimensões procedimental e atitudinal. Em nossa análise, a atitude mais evidente foi o trabalho de forma colaborativa. Já em relação aos procedimentos, foram observados um destaque quanto à elaboração e teste de hipóteses, assim como a realização de inferências. Quanto ao conceito, nas delimitações de cada episódio apresentado, entendemos que conseguimos estabelecer a relação entre o efeito fotoelétrico, material alvo, comprimento de onda e a energia da radiação.
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