Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE IMIGRAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES

2020; Fundação Carlos Chagas; Volume: 50; Issue: 175 Linguagem: Português

10.1590/198053146943

ISSN

1980-5314

Autores

Kelly Russo, Leila de Carvalho Mendes, Corina Borri-Anadòn,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as percepções de docentes a respeito de crianças em situação de imigração ou de refúgio na escola pública, baseada na perspectiva crítica de educação intercultural e na concepção histórico-cultural. Foram realizadas entrevistas entre 2018 e 2019 com dez professores do Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, com mais de doze anos de experiência na educação básica e que tiveram, em suas turmas, crianças congolesas ou angolanas. Identificamos que a presença de crianças em situação de imigração, que inicialmente se poderia constituir em um elemento dificultador para o processo de ensino-aprendizagem, tem sido um motor para novas reflexões sobre diferenças, desigualdades, preconceitos e discriminação no espaço escolar.

Referência(s)