Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE JANUÁRIA: PERCURSO HISTÓRICO, REGIONALIDADE, PRÁTICAS EDUCATIVAS

2020; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 18 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2020.8539

ISSN

2447-1801

Autores

Bruno Vieira, Helder de Moraes Pinto,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O presente artigo utiliza-se da análise histórica para investigar um objeto no campo da educação profissional; trata-se da Escola Técnica Federal de Januária e sua busca de alternativa que propiciasse o progresso econômico regional, no final do século XX. Investigação de natureza qualitativa, esta pesquisa desenvolveu-se a partir dos métodos da pesquisa bibliográfica e documental, em arquivos da própria Escola e do Ministério da Educação. Os resultados da análise demonstram que a citada instituição, tomando como referência características e potencialidades duma região, dentro da grande bacia hidrográfica do Médio São Francisco, utilizou o curso Técnico em Agropecuária para assumir o papel de fomentadora da produção econômica, a partir da educação profissional, no âmbito da potencialidade da cultura ribeirinha.

Referência(s)