Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A ATUAÇÃO DE GRUPOS EDUCACIONAIS PRIVADOS

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português

10.22481/praxisedu.v16i39.4779

ISSN

2178-2679

Autores

Thaís Godoi de Souza, Jani Alves da Silva Moreira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O texto tem como objetivo discutir sobre os principais grupos educacionais privados de educação básica no Brasil e suas áreas de ação, a fim de identificar a oferta de seus serviços e produtos para a educação pública. Para tal intento, utilizaram-se como fontes prioritárias os sítios eletrônicos oficiais das empresas selecionadas: Pearson, Somos Educação, Santillana, Objetivo, Positivo, Sistema Educacional Brasileiro-SEB e Eleva Educação e também, o Relatório do Observatório da Educação (2015). Constatou-se que os grupos educacionais/empresas que atuam no Brasil veem na educação um mercado em expansão e divulgam a ideia de qualidade de seus serviços. Estes grupos utilizam de um discurso no qual o serviço privado tem sido sinônimo de eficiência e qualidade, enfatizando que os Estados e municípios que adotam estes sistemas têm grandes chances de alcançarem bom índices nas avaliações nacionais e internacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Ideb e Programa Internacional de Avaliação de Estudantes/Pisa.

Referência(s)