
Curso Popular Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio: um meio de Inclusão Social em Itabira
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i5.2849
ISSN2525-3409
AutoresEvandro Augusto de Morais, Daniele Fernanda Pazini Pedro, Brenda Martins Fernandes, Josiano Josiel Rodrigues Silva, Meyr Pereira Cruz, Lourival Fernandes Nogueira Neto, Cláudio Ernani Martins Oliveira, Viviany Geraldo,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoEste trabalho é um estudo de caso no qual analisa-se o curso popular preparatório para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) - Campus Avançado de Itabira, implantado no ano de 2011 como um projeto de extensão. Desde 2014 o grupo do Programa de Educação Tutorial/PET Conexão de Saberes em Física em Popularização da Ciência colabora e faz a gestão do curso. Todo ano são oferecidas gratuitamente aulas presenciais com material didático visando preparar alunos e egressos do Ensino Médio para a realização do ENEM. O objetivo deste trabalho é apresentar a estatística de aprovação de participantes do curso na Unifei/Itabira. A metodologia utilizada é a de estudo de caso quantitativo por meio do qual foi estabelecida uma relação entre inscritos e aprovados em uma das nove Engenharias em Itabira, durante os anos de 2014 a 2018. Os resultados mostram uma taxa de aprovação entre de 25 a 40%. A oferta do curso facilita o acesso da comunidade itabirana à universidade pública e auxilia o desenvolvimento extensionista e pedagógico dos discentes da própria Unifei. Além disso, contribui para uma exposição positiva da Universidade perante a sociedade. O projeto é, portanto, de grande importância para a comunidade como ferramenta de inclusão social.
Referência(s)