Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa?

2020; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 23; Linguagem: Português

10.30962/ec.1994

ISSN

1808-2599

Autores

Camilo Aggio,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O tema da “interação” ou “comunicação direta” em ambientes digitais é um tópico de debate amplo nas investigações dedicadas às campanhas on-line, desde sua origem. O Twitter é um dos sites que têm sido adotados por parte importante de novas lideranças mundiais forjadas na comunicação digital, a exemplo de Donald Trump, nos EUA, Viktor Órban, na Hungria, Recep Erdogan, na Turquia e Jair Bolsonaro, no Brasil. Este artigo é centrado no caso do atual presidente brasileiro e tem o intuito de verificar, em diálogo com a literatura normativa acerca da hipotética “horizontalidade” das campanhas on-line, se e como, para além da simples adoção do Twitter como canal de comunicação, a campanha de Jair Bolsonaro utilizou de recursos interativos para se comunicar diretamente com outros perfis do site.

Referência(s)