Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Moisey Mikhaylovich Pistrak: Pedagogia Russa, Educação e Revolução

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i5.2608

ISSN

2525-3409

Autores

Maria Cleide da Silva Barroso, Rafaela Fernandes Pereira, Antônio de Pádua Arruda dos Santos Filho, Murilo Rodrigues dos Santos, Paulo Ícaro Martins, Francisca Helena de Oliveira Holanda,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente artigo trata da Pedagogia Russa, seu contexto histórico e as contribuições desse movimento para a educação da época. Dessa forma, tem-se como objetivo geral analisar as contribuições de Pistrak e suas obras no movimento intitulado Pedagogia Russa. Para tanto, foi realizado um estudo teórico, um estudo bibliográfico centrado no contexto da antiga Rússia e o movimento da Pedagogia entre 1917 a 1932. O foco foi o autor Moisey Mikhaylovich Pistrak e a escola do trabalho. Por fim, observou-se que a escola do trabalho objetivava a formação de uma nova sociedade socialista. Nesse sentido a natureza da educação, o papel cultural da escola do trabalho e as relações entre ciência e trabalho são as três conclusões tiradas por Pistrak sobre o trabalho na escola. Assim, uma definição mais concreta da palavra trabalho é de que se tenha uma participação na vida do aluno e na sua construção social, tanto no interior como dentro de sala e a ciência como uma prática orientadora generalizada e sistematizada dessa atividade.

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