
A Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável no novo currículo da Cidade de São Paulo
2020; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v11i2.2558
ISSN2179-426X
AutoresCaio César de Sousa Yoshioka, Rita de Cássia Frenedozo,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA Educação Ambiental surgiu do movimento ambientalista preocupado com os impactos ambientais provocados pelas ações antrópicas no planeta e foi adotada por organismos internacionais, em especial a ONU. A Educação Ambiental (EA) para o desenvolvimento sustentável ganhou relevância internacional a partir da Eco-92 e o advento da Agenda 21 e posteriormente da Agenda 2030, na qual os países signatários do acordo se comprometeram a adotar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para conceber a EA para o desenvolvimento sustentável é imprescindível a elaboração de currículos escolares que estabeleçam aprendizagens que permitam aos estudantes entenderem o seu papel e o dos governos para com o desenvolvimento sustentável. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise crítica do Currículo da Cidade para a área de Ciências Naturais quanto a EA para o desenvolvimento sustentável. Foram analisados criticamente os documentos oficiais nacionais e internacionais que serviram de base para a elaboração do Currículo da Cidade quanto as concepções de EA e desenvolvimento Sustentável. Os conteúdos de aprendizagem disponíveis nesse currículo mostraram forte intenção da prefeitura de São Paulo para com o desenvolvimento crítico e cidadão dos estudantes ao adotar como norte a Educação para o desenvolvimento sustentável.
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