Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“Testes de nivelamento: procedimentos de avaliação em dois centros de idiomas em contexto de imersão”

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/2179-0027.20200012

ISSN

2179-0027

Autores

Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra, Bruna Maciel Ramos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar dois testes de nivelamento aplicados em contexto de imersão no Centro de Idiomas da Universidad Nacional del Litoral (UNL) e no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná, respectivamente. Além de apresentar o modelo dos dois testes, procura avaliar o conceito de língua adotado em cada um deles e como tal conceito se reflete na estrutura organizacional dos mesmos. A pesquisa contempla uma breve apresentação dos cursos de idiomas, a exposição dos exames de proficiência que orientam os modelos dos testes de nivelamento propostos pelas universidades, a descrição e análise de cada um deles e conclui com um questionamento sobre a escolha dos modelos que norteiam tais testes de nivelamento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX