Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As políticas públicas de inclusão ao ensino superior: uma análise do contexto brasileiro nos últimos 20 anos

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 42; Issue: 83 Linguagem: Português

10.5007/2177-7055.2019v41n83p142

ISSN

2177-7055

Autores

Rosane Beatris Mariano da Rocha Barcellos Terra, Guilherme Streit Carraro, Maria Paula Ferreira,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O trabalho analisa as políticas públicas ao ensino superior no País, tendo como principais objetivos demonstrar a evolução legislativa e dados qualiquantitativos acerca do acesso ao ensino superior por pretos e pardos. A pesquisa está amparada em método dedutivo. Os métodos de procedimento serão o histórico e o estatístico, inter-relacionando o estudo das políticas públicas de acesso ao ensino superior e aos dados governamentais e não governamentais. Na análise empírica, dados estatísticos serão necessários, especificando os atributos qualiquantificáveis dos dados recolhidos para uma compreensão em consonância com a construção teórica. Pode-se perceber, a título de resultados e de considerações finais, que ainda há muito para evoluir, porém será necessário implementar modificações significativas na tutela das ações afirmativas.

Referência(s)