Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aplicabilidade de atividades lúdicas como parâmetro na recognição do Alzheimer precoce na atenção básica de saúde

2020; Revista Eletronica Acervo Saude; Issue: 44 Linguagem: Português

10.25248/reas.e2250.2020

ISSN

2178-2091

Autores

Shirley Aviz de Miranda, Bruno Jáy Mercês de Lima, Yves de Luka Miranda dos Santos, Nádia Oliveira Aires, Rosiany Pires França, Eva Campos Souza, Malena Gabriele Duarte Duarte, Kamila Braga da Silva, Ana Karolina Oliveira dos Santos Aguiar, Carolyna Magno Corvello, Ana Alice Matias Ambé, Emanoel Silva Cardoso, Bárbara Cohen Monteiro, Jéssica de Nazaré Souza Ferreira, Keiliane Costa Oliveira,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por meio de atividades lúdicas no rastreamento para identificação precoce da Doença de Alzheimer (DA) com idosos do projeto de extensão “Idoso Saudável”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) em Belém. Relato de experiência: Foram realizadas práticas recreativas e ainda utilização de metodologias ativas, tais como o uso de dinâmicas, a fim de fortalecer o processo de construção de conhecimento, além disso, houve a aplicação adaptada do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para rastreio prévio da Doença de Alzheimer e avaliação da capacidade neurocognitiva dos participantes. O uso da tecnologia remodelada permitiu visualizar reflexo tardio, desordem cognitiva e percepção da alteração dos sentidos sensoriais Considerações finais: É essencial a execução de ações educativas que visem rastreamento e detecção de diagnóstico prévio, e ainda rever a inserção de metodologias adaptáveis para trabalhar a flexibilidade na demanda da atenção básica de saúde.

Referência(s)