Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pesquisa-ação como metodologia e interseccionalidade(s) como método-praxis

2020; Volume: 6; Issue: 02 Linguagem: Português

10.29293/rdfg.v6i02.269

ISSN

2447-6536

Autores

Rainer Bomfim, Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, Marina Souza Lima Rocha,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O objetivo do texto é mostrar uma articulação entre a metodologia da pesquisa-ação, desenvolvida por Michel Thiollent, e do método da interseccionalidade(s), que foi cunhado por Kimberlé Crenshaw. Para isso, articula-se a problemática das ciências modernas como ciências neutras e como a pesquisa-ação supera os problemas deixados por aquelas possibilitando um salto qualitativo e melhor adequado às ciências sociais aplicadas. Em seguida, passa-se à conceituação e articulação dos conceitos chaves para, por fim, demonstrar a articulação entre pesquisa-ação e interseccionalidade(s) na prática por Universidades Federais. A metodologia utilizada no crítico-metodológica.

Referência(s)