
Pesquisa-ação como metodologia e interseccionalidade(s) como método-praxis
2020; Volume: 6; Issue: 02 Linguagem: Português
10.29293/rdfg.v6i02.269
ISSN2447-6536
AutoresRainer Bomfim, Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, Marina Souza Lima Rocha,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO objetivo do texto é mostrar uma articulação entre a metodologia da pesquisa-ação, desenvolvida por Michel Thiollent, e do método da interseccionalidade(s), que foi cunhado por Kimberlé Crenshaw. Para isso, articula-se a problemática das ciências modernas como ciências neutras e como a pesquisa-ação supera os problemas deixados por aquelas possibilitando um salto qualitativo e melhor adequado às ciências sociais aplicadas. Em seguida, passa-se à conceituação e articulação dos conceitos chaves para, por fim, demonstrar a articulação entre pesquisa-ação e interseccionalidade(s) na prática por Universidades Federais. A metodologia utilizada no crítico-metodológica.
Referência(s)