Artigo Revisado por pares

LITERATURAS AFRICANAS E ENSINO: PRESSUPOSTOS DA PESQUISA COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

2020; Mato Grosso do Sul; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português

10.30681/rln13313860

ISSN

1983-8018

Autores

Adilson Vagner de Oliveira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho promove reflexoes sobre as praticas de investigacao em literaturas africanas no ensino medio integrado, utilizando-se dos metodos de literatura comparada. Nessa perspectiva, a historia e a cultura africanas tornam-se objetos de analise critica por meio da escrita ficcional de varios paises do continente, a fim de demonstrar como as literaturas africanas converteram-se em um projeto estetico e politico de reescrita da historia cultural da Africa. Como corpus de analise comparada, foram utilizadas as obras “ A gloriosa familia: o tempo dos flamengos ” (1999), “ A geracao da utopia ” (2013), “ Lueji: o nascimento de um imperio ” (2015) de Pepetela, “ O caminho da casa ” (2017) de Yaa Gyasi, “ Bom dia camaradas ” (2006) de Ondjaki, “ Meio sol amarelo ” (2008), “ Hibisco Roxo ” (2015) de Chimamanda Adichie, “ A arma da casa” (2000) de Nadine Gordimer e “ Terra sonâmbula ” (2000) de Mia Couto.

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