
Esporte eletrônico: revisão sistemática da produção de conhecimento em psicologia
2020; Volume: 37; Issue: 97 Linguagem: Português
10.7213/psicolargum.37.97.ao07
ISSN1980-5942
AutoresMaria Celina Ferreira Goedert, Ana Karla Silva Soares,
Tópico(s)Technology Adoption and User Behaviour
ResumoA prática de jogos eletrônicos tem aumentado nos últimos anos, agregando importantes aspectos psicológicos que necessitam atenção no meio científico. Um dos principais interesses desta revisão sistemática foi identificar pesquisas sobre a temática no escopo da psicologia. Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, PePSIC, Index Psi, PsycINFO e PubMed, utilizando os termos “esporte eletrônico”, “jogos online” ou “eSports”. As buscas resultaram em 252 artigos publicados e, após análise, restaram 65 artigos. Foram examinados aspectos como ano de publicação e temáticas das revistas. Ao final, identificou-se 65 estudos, a maioria empregando o termo “jogos online” (N = 58), publicados em 2018 (N = 12) e em revistas de Psicologia (N = 37). Conclui-se que é necessário delimitar a nomenclatura para especificar estudos acerca do esporte eletrônico sem os inserir em temáticas destoantes de sua definição. Ainda, considera-se que o estudo colaborou para divulgar o tema dentro da psicologia.
Referência(s)