Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Esporte eletrônico: revisão sistemática da produção de conhecimento em psicologia

2020; Volume: 37; Issue: 97 Linguagem: Português

10.7213/psicolargum.37.97.ao07

ISSN

1980-5942

Autores

Maria Celina Ferreira Goedert, Ana Karla Silva Soares,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

A prática de jogos eletrônicos tem aumentado nos últimos anos, agregando importantes aspectos psicológicos que necessitam atenção no meio científico. Um dos principais interesses desta revisão sistemática foi identificar pesquisas sobre a temática no escopo da psicologia. Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, PePSIC, Index Psi, PsycINFO e PubMed, utilizando os termos “esporte eletrônico”, “jogos online” ou “eSports”. As buscas resultaram em 252 artigos publicados e, após análise, restaram 65 artigos. Foram examinados aspectos como ano de publicação e temáticas das revistas. Ao final, identificou-se 65 estudos, a maioria empregando o termo “jogos online” (N = 58), publicados em 2018 (N = 12) e em revistas de Psicologia (N = 37). Conclui-se que é necessário delimitar a nomenclatura para especificar estudos acerca do esporte eletrônico sem os inserir em temáticas destoantes de sua definição. Ainda, considera-se que o estudo colaborou para divulgar o tema dentro da psicologia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX